Início Agronegócio Termina hoje prazo para vacinação contra brucelose no estado

Termina hoje prazo para vacinação contra brucelose no estado

380
0

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para produtores vacinarem seus rebanhos de fêmeas bovinas e bubalinas – de 3 a 8 meses – contra a brucelose em Minas Gerais. A medida é obrigatória e deve ser cumprida a cada semestre.

A brucelose é uma doença que causa impacto na saúde pública e na economia do estado, podendo provocar queda na produção de leite, perda de peso dos animais e, inclusive, aborto.

“A brucelose é causada pela bactéria Brucella abortus, sendo classificada como uma zoonose, pois pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano”, explica Luciana Oliveira, médica veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e coordenadora do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) no estado.

A médica orienta que a vacinação das bezerras é feita com uma vacina viva atenuada e, portanto, a atividade só pode ser realizada por médico veterinário cadastrado no PNCEBT ou por vacinador sob sua responsabilidade.

A compra do imunizante somente é permitida mediante apresentação do receituário, emitido por médico veterinário cadastrado, que fica retido no estabelecimento comercial. A vacina adquirida deve ser mantida entre 2 e 8 graus centígrados do momento da compra até a vacinação das fêmeas.

De acordo com o IMA, o produtor é obrigado a declarar a vacinação contra brucelose para o Instituto. Para isso, a comprovação deve ser feita até o 10º dia do mês subsequente. Neste semestre, a vacinação deve ser declarada até o dia 10 de julho. Já as vacinações do segundo semestre, declaradas até o dia 10 de janeiro.

Para mais informações, o IMA disponibiliza uma cartilha sobre a brucelose. CLIQUE AQUI