Início Agronegócio FAEMG lança “Ajuda Minas” para socorrer produtores rurais afetados pelas chuvas

FAEMG lança “Ajuda Minas” para socorrer produtores rurais afetados pelas chuvas

276
0

As fortes chuvas do final de 2021 e início de 2022 trouxeram muitos prejuízos aos produtores rurais mineiros. Muitos deles não recebem qualquer auxílio do governo, ou essa ajuda costuma ser demorada em função da burocracia.

Por isso, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos lançou o Ajuda Minas, uma iniciativa que atraiu a atenção de representantes do poder público, que se colocaram dispostos a colaborar com ações efetivas para minimizar as perdas no campo.

A ação reuniu, na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte, o secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes; o secretário de Política do MAPA, Guilherme Bastos; o secretário de Agricultura familiar do MAPA, Márcio Cândido; o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma; o deputado federal Diego Andrade; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; o vice-governador, Paulo Brant; a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, além de mais nove deputados estaduais e federais.

Participaram, também, superintendentes do Sistema FAEMG, representantes de instituições financeiras e de outras autarquias relacionadas ao agronegócio, além de presidentes de Sindicatos de Produtores Rurais de todo o estado.

Um dos pontos levantados na reunião foi a dificuldade na liberação de recursos, principalmente junto ao Governo Federal e ao Congresso. Os participantes garantiram que vão se esforçar para que realmente as soluções não fiquem só nos discursos e cheguem à prática.

“Mais do que esperar resultados, vamos continuar cobrando para que os nossos produtores possam voltar a produzir, que é o que eles sabem fazer e o que as cidades precisam, pois as pessoas têm que se alimentar. Tratamos, aqui, deste passado recente, mas também vimos e reforçamos que temos que planejar melhor o futuro, porque os problemas climáticos continuarão sendo uma realidade”, afirmou o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo.

Dificuldades do agro

Os debates sobre as dificuldades dos pequenos e médios produtores rurais não se pautaram apenas nos problemas climáticos. Os parlamentares também destacaram outras questões enfrentadas pelos agricultores.

Algumas delas são: projetos de lei para facilitar os barramentos (que garantem a água para os períodos de seca e as contenções para as épocas das fortes chuvas); isenção de tributos para o agro (para que os produtos cheguem mais baratos ao consumidor brasileiro); aposentadoria da mulher rural; mais recursos para o setor; menos burocracia para acesso ao crédito, entre outros.

Os presentes se comprometeram a estudar e buscar soluções para o pequeno produtor rural junto a todas as esferas do Executivo e Legislativo.

Acompanhe a transmissão da reunião do AJUDA MINAS

Fonte: Sistema FAEMG