Início Agronegócio Seapa completa 130 anos com homenagens e lançamento de plataforma EAD

Seapa completa 130 anos com homenagens e lançamento de plataforma EAD

105
0

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) comemorou, na última terça-feira, 19 de outubro, seu aniversário de 130 anos. O evento foi realizado no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema, de secretários de Estado e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na ocasião, foi lançada também a Plataforma de Educação a Distância (EaD) Semear, desenvolvida pela Seapa em parceria com as instituições vinculadas (Emater-MGEpamig e IMA). A ferramenta visa a capacitação de toda a cadeia produtiva do setor agropecuário do estado, produtores rurais, empresários e agentes públicos municipais e estaduais.

Através da Semear, serão disponibilizados, a partir de 3 de novembro, cursos – técnicos, de inovação tecnológica e sobre políticas públicas – com aulas assíncronas, síncronas (em tempo real) e em formato híbrido, mesclando encontros presenciais e on-line.

O público poderá acessar, também, mais de 50 arquivos para leitura e 50 videoaulas. O material será oferecido na forma de cartilhas, artigos, seminários, entrevistas e outras publicações. Entre os temas ofertados, destacam-se: controle de pragas e doenças nas plantações e rebanhos, legislações específicas, organização de diferentes mercados e planejamento da produção para consumo familiar.

A Plataforma Semear pode ser acessada pelo link: ead.agricultura.mg.gov.br

Homenagens

Diversas autoridades foram homenageadas na solenidade, como: ex-secretários e a atual secretária da Seapa, Ana Valentini; a servidora mais antiga da pasta, Lúcia Ianini; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o ex-ministro e ex-secretário de Agricultura, indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021, Alysson Paolinelli.

Também receberam homenagens: Arnaldo Rosa Prata; Mário Ramos Vilela; Nuno Monteiro Casassanta; Paulino Cícero de Vasconcellos; Odelmo Leão Carneiro Sobrinho; Silas Brasileiro; Marco Antônio Rodrigues da Cunha; Gilman Viana Rodrigues; Elmiro Alves do Nascimento; José Silva Soares; André Luiz Coelho Merlo; João Cruz Reis Filho, Pedro Cláudio Coutinho Leitão e Amarildo José Brumano Kalil.

A Seapa

A Secretaria de Agricultura foi criada em 16 de outubro de 1891. Atualmente, conta com aproximadamente 300 servidores, além de quase 4 mil profissionais de instituições vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) espalhadas por todo o estado.