Início Agronegócio Conheça o cultivo hidropônico de folhosas em Mário Campos

Conheça o cultivo hidropônico de folhosas em Mário Campos

247
0

Você já ouviu falar em hidroponia? É uma técnica de plantio de hortaliças diretamente na água, enriquecida com nutrientes e sem o uso do solo.

A Casa de Caco foi conhecer uma das fazendas produtoras de verduras que utilizam a hidroponia e o plantio convencional. A propriedade fica no distrito de Bom Jardim, em Mário Campos, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A cidade é conhecida como integrante do cinturão verde da capital mineira, pois oferece mais de 30% das verduras folhosas consumidas na região.

Ao todo, mais de 240 hectares de terras são destinados para as plantações desses vegetais, como alface, espinafre, salsa, almeirão, cebolinha, acelga e manjericão.

“A hidroponia é uma técnica mais sustentável e rentável para os produtores. As hortaliças cultivadas nesse modelo de plantio atendem aos consumidores mais exigentes e preocupados com a pureza dessas plantas”, afirma César Daniel Campos, proprietário da Hortaliças Bom Jardim e produtor hidroponista.

Para o extensionista da Emater de Mário Campos, Flávio Camargos, o cultivo hidropônico reflete a expertise dos produtores do município no manejo de folhosas. “O carro chefe da produção de verduras aqui em Mário Campos é o alface. Além dele, nossos produtores são especialistas em cultivar e comercializar diversos tipos de folhosas na Região Metropolitana de BH”, completa.