Semana Internacional do Café 2019 marca o ano do maior produtor mundial

nov 28, 2019

Foram três dias nos quais os mais de 23 mil visitantes consumiram 80 mil xícaras de café. Depois de muitas conexões, conversas e negociações, a estimativa é de que foram fechados negócios em torno de R$ 50 milhões. Esse foi o balanço da Semana Internacional do Café 2019 (SIC), realizada entre os dias 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A Casa de Caco esteve no evento. Você pode conferir imagens da presença do governador Romeu Zema e de outras autoridades que salientaram o protagonismo de Minas Gerais e a importância do segmento para a economia.

Destacamos alguns pontos que consideramos históricos e dignos de um estado que lidera até mesmo no modo como se lida com a crise do setor. Confira:

Um evento consolidado

A Semana Internacional do Café teve 220 expositores, 25% a mais que no ano anterior. Contou com um exclusivo espaço para máquinas e implementos agrícolas: o Pátio do Produtor. Uma área dedicada à torra e aos empreendedores: a Cafeteria Modelo, além de estandes de marcas, empresas do setor e exposição de embalagens do concurso Expresso Design, para valorização da apresentação dos produtos.

“A Semana Internacional do Café 2019 foi um imenso sucesso e consolidou o mercado interno brasileiro de cafés especiais. Trouxe para todos os visitantes e para o setor uma autoestima e a certeza de que estamos avançando e construindo um mercado mais agregador”, atesta Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e uma das organizadoras do evento.

Concursos memoráveis

 Considerado o maior evento nacional do setor e um dos cinco maiores do mundo, a SIC 2019 revelou os dois melhores cafés brasileiros durante a final do concurso Coffee of the Year (COY). A premiação, que teve muita torcida e emoção, condecorou os produtores Wilians Valério, de Alto Caparaó – MG, região produtora Caparaó, com o título de Melhor Café Arábica; e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, com o Melhor Café Canéfora.

Destaque para um finalista inédito: o café produzido por Wilson Nakodah Surui, na Aldeia Kabaney, em Cacoal (RO), ficou em 5º lugar na categoria Canéfora.

Os campeonatos profissionais, que ocorreram ao vivo em meio aos estandes expositores, também geraram grande entusiasmo entre o público, que acompanhou de perto as classificatórias e a final do Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato de Preparo de Café (Brewers) e Campeonato de Prova de Café (Cup Tasters). Promovidos pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Júlia Fortini, de Belo Horizonte (MG), foi eleita a melhor preparadora de cafés; Leonardo Moço Ribeiro, de Curitiba (PR), o melhor barista nacional; e Phelippe Nascimento, de Carmo de Minas (MG), o melhor provador de cafés.

Protagonismo das Mulheres

No encontro da IWCA Regional Leadership Summit – América Latina e Caribe da Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil (IWCA, na sigla em inglês), cerca de 800 cafeicultoras se reuniram para debater o cenário cafeeiro e os desafios para 2020. Foram mulheres de mais de 10 países.

“Foi nosso primeiro ano com muitos negócios iniciados e alguns já fechados em nossa mesa de cupping, como o 9º Encontro de Mulheres, com painéis importantes e grandes nomes do setor, além dos contatos e da premiação a várias de nossas associadas. A Semana Internacional do Café é realmente uma fábrica de oportunidades”, comemorou Cíntia Mesquita, presidente da IWCA.

Números que impressionam

A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de que o Brasil feche 2019 com 48,9 milhões de sacas (27,03/ha) e Minas Gerais, com 24,5 milhões de sacas colhidas (uma relação de 24,9/hectare).

O café é o principal produto agropecuário exportado do Estado, representando 40,6%. Os grãos crus ou torrados seguem para mais de 60 países, entre eles: Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão.

“A Semana Internacional do Café superou todas as expectativas. Para todos os envolvidos – da importação, exportação, produtores, expositores, indústria, cooperativas, mercado de solúveis – a SIC 2019 foi um sucesso. Tentamos sempre indicaruma tendência, um caminho, para que o cafeicultor mineiro e brasileiro consiga trabalhar com margem positiva e comercializar seus cafés com muito sucesso para todo o mundo”, reflete o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Breno Mesquita, um dos organizadores do evento.

Para a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, a SIC 2019 foi surpreendente. “Foi uma vitrine da nossa pujante cafeicultura. Um evento que nos enche de esperança de um futuro promissor, além de mostrar a união de todos, novas tecnologias e, principalmente, a preocupação da sustentabilidade com os cultivos”.

Fartura de eventos

O evento contou ainda com mais de 40 eventos simultâneos, entre eles o painel Minas Coffee Origins, que debateu as origens controladas; o hackathon AgroUP para o setor cafeeiro; seminários, workshops, competições profissionais, cursos, sessões de cuppping (provas de café), entre outros.

Para Priscilla Lins, gerente de Agronegócios do Sebrae Minas, a cada ano a SIC se consolida como o principal acontecimento do mundo do café no Brasil. “Este ano o Sebrae contribuiu com esse sucesso trazendo um conceito completamente novo e que mobilizou o evento: o das origens controladas”, comenta.

A equipe Redditus/Giga Coffee foi a grande vencedora do 1º Hackathon AgroUp Café, grupo formado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Muzambinho.

O projeto campeão é um aplicativo de gestão da cafeicultura baseado no envio de mensagens de áudio. A equipe foi premiada em R$ 5 mil e receberá um ano de mentorias para desenvolver a ideia e transformá-la em negócio.

Um evento perfumado pela bebida preferida de muitos mineiros e brasileiros, a SIC vai deixar saudades e que venha a edição 2020!

Veja um compilado das melhores fotos divulgadas no Flickr oficial do evento produzido pela equipe de fotografia da NITRO: