Governo estuda dar apoio financeiro aos produtores devido ao coronavírus

mar 25, 2020

Em entrevista, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou que a pasta deve disponibilizar mais crédito e conceder refinanciamentos

A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa, afirmou que o governo estuda dar maior apoio financeiro aos produtores diante do cenário causado pelo coronavírus. Em entrevista ao Canal Rural, nesta segunda-feira (23), a ministra afirmou que a pasta tem avaliado as novas demandas econômicas do agro neste contexto de pandemia mundial.

Segundo ela, foi instituído um comitê de crise no ministério para acompanhar os prejuízos causados pelo coronavírus e o governo deve atender a pedidos de apoio econômico, como refinanciamentos e disponibilização de crédito.

“Estamos avaliando cada caso e já estamos em contato com o Banco Central e o Ministério da Economia para tomarmos providências antes que ocorra alguma descontinuidade”, afirmou a ministra.

Tereza Cristina também disse que, no momento, a prioridade do governo é garantir o abastecimento da população.

“Estamos trabalhando diuturnamente para isso. Todos estão colhendo e esse produto precisa ser escoado. Precisa ser tirado da propriedade, ir para o ponto de processamento e então ir para a prateleira do supermercado. Não podemos deixar de fornecer o alimento que também previne que essa doença mate pessoas”, concluiu.

Prevenção

A ministra Tereza Cristina reforçou o pedido para que os produtores rurais se protejam da contaminação pelo coronavírus.

“Mantenham as distâncias necessárias e lavem as mãos. Nós temos uma missão importantíssima. Agricultores, motoristas de caminhão, transportadoras, pescadores, processadores de alimentos: a nossa missão é fornecer comida”, finalizou.