fbpx

Chuva segue na região de Manhumirim: produtores em alerta máximo

fev 13, 2020

Eletricidade na sede da Câmara do Café das Matas de Manhumirim interrompida.

Tentamos contato telefônico com José Antônio Emerick, Diretor de Comunicação da Câmara também sem sucesso: o sinal, com tantos problemas na região, está intermitente.

Estar impedidos de se locomover e à mercê do tempo tempestuoso tem sido a constante na vida da população de Manhumirim e região neste ano de 2020.

A previsão de que as chuvas seguiriam se concretizou, como divulgamos na matéria no início do mês com imagens dos enormes estragos, sem contar as fatalidades, que o grande volume de precipitação causou em Janeiro.

Ressaltamos que segue chovendo na região há dias e neste início de noite de quinta-feira, há ribeirões que transbordaram e invadiram a cidade.

No campo temos pessoas ilhadas e sob risco de novos desabamentos. A evacuação das mesmas e atenção para que não se perca mais nenhuma vida é essencial.

Somente WhatsApp

Só foi possível conversar com José, que também é morador e produtor na Zona Rural de Manhumirim, via WhatsApp. Mesmo com qualidade bastante reduzida dos áudios por conta do péssimo sinal, é de extrema importância que o público saiba o que está acontecendo na região.

A situação é inédita: os produtores não conseguem entender como foi possível tanta terra, rochas, matas e a própria lavoura descer os morros. Alguns falam em possível tremor de terra, mas o fato é a importância de alertar as pessoas a deixarem locais de desabamento.

Defesa Civil

Os agentes da Defesa Civil estão em campo com a equipe da Câmara do Café que tem mapeadas as propriedades e moradias de toda a região, há necessidade de investigar aqueles que não fizeram contato e podem estar ilhados, sem sinal e sob risco de vida.

Parte das estradas e acessos que foram recuperados durante o mês, com as pancadas de chuvas dos últimos dias, voltaram a ficar intransitáveis. Regiões que sempre resistiram ao mau tempo desta vez não escaparam.

Confira nova galeria de vídeos compilados e enviados pela Câmara do Café para que divulgássemos e o público pudesse ter ideia da calamidade nas cidades.

Você também pode assistir uma compilação que a equipe Casa de Caco Multimídia montou com a conversa com Diretor da Câmara do Café, algumas imagens testam a nossa credulidade em tamanha devastação.